Parte 1: BUSINESS INTELLIGENCE – Introdução.

BI - Intro

0
137

O passado incidente do Facebook que ficou conhecido como caso CAMBRIDGE ANALYTICA, situação que comprometeu mais de 50 Milhões de utilizadores segundo o próprio Mark Zuckberg em quase todo mundo, que o colocou nos holofotes do Governo Americano, tendo respondido ao Senado. Dado a pesquisa estes dados ajudaram a influenciar votos a favor de Donald J. Trump, colocando como o 45º Presidente dos EUA. Este incidente se assim pudermos chamar tem levando cada vez mais empresas e instituições governamentais na reflexão sobre o BUSINESS INTELLIGENCE trazendo questões como a segurança e a accessiblidade das mesmas.

Desculpem-nos a avançada introdução, mas queremos levar a percepção de que é um assunto sério, isto porque o Século XXI tem trazido enormes vantagens e necessidade cada vez mais de empresas a precisarem de uma capacidade enorme de controlo destes enormes volumes de dados.

Sim, se antes a preocupação das empresas era o espaço hoje em dia passou a ser o controlo das mesmas informações, por exemplo estima-se que o Facebook dispõe de mais de 400.000Terabytes um volume que cresce a cada dia.

Considere as seguintes curiosidades:

  1. 3 Bilhões de Messagens no Facebook diariamente;
  2. 75 Bilhões de Curtidas no Facebook diariamente;
  3. 22 Bilhões de mensagem de textos são enviados diariamente;
  4. 2 Bilhões de pesquisas no Google Diariamente.
  5. O uso da aplicação de video mais popular da Internet triplicou o consume entre 2014 e 2016, com Utilizadores fazendo uploads de 400 Horas video a cada minuto. E a última estatistica publicada, datada de 2017 indicava visualizações de 4,146,600 a cada minutos.

É muita informação a ser gerada a cada minutos, as empresas têm cada vez mais a necessidade de contratar profissionais destas áreas para melhores práticas de gestão e a preparação de infraestruturas de Informática capazes de suportas estas inovações e crescimento.

Publicaremos 2 artigos semanais de forma a lhe ajudar a preparar-se para aquilo que consideramos ser a nova onda no mercado de TI, desde conceitos, carreias, formações da áreas, melhor certificações para o mercado angolano e soluções de visualização e cursos completos disponiveis em Inglês e Português.

Contamos contigo, o próximo artigos será: BUSINESS INTELLIGENCE – Conceito e Definição vs BIG DATA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here