Parte 2: BUSINESS INTELLIGENCE – Conceitos de BI vs BIG DATA

BI vs BIG DATA

0
71

O artigo anterior, procuramos algumas preocupações que as empresas e instituições de governo tem considerado, e o elevado volume de dados criados a cada minuto.

Mas afinal qual o melhor conceito de BI(Business Intelligence) e como poderemos diferenciar do BIG DATA? Abaixo algumas definições:

Segundo Wikipedia

Inteligência de negócios compreende as estratégias e tecnologias utilizadas pelas empresas para a análise de dados de informações de negócios

Já a Search Analytic, vais mais afundo trazendo a utilidade a sua definição:

Business intelligence (BI) é um processo orientado por tecnologia para analisar dados e apresentar informações acionáveis para ajudar executivos, gerentes e outros usuários finais corporativos a tomar decisões de negócios bem informadas.

CIO, Portal da IDG, define BI como:

Utiliza software e serviços para transformar dados em inteligência acionável que informa as decisões de negócios estratégicas e táticas de uma organização.

BI em português “Inteligência de Negócio” e consiste na possibilidade das pessoas acompanharem tudo o que ocorre no negócio, sendo a principal ideia proporcionar, portanto, um melhor entendimento da base de dados da empresa, gerando saídas lógicas e estratégicas. , assim como também no mercado.

Sabemos já que o avanço da tecnologia permitiu que incontáveis dados sejam trocados entre as pessoas por meio de diferentes ferramentas. Quando estas trocas apresentam um grande volume de dados variáveis, que podem ser analisado e processados em alta velocidade, toda essa carga de informação recebe o nome de Big Data.

No próximo artigos: vamos conhecer alguns exemplos de big data, ferramentas utilizadas utilizadas para visualização de dados e de que forma ajuda os executivos tomando as mais sábias decisões.

Deixar uma resposta