Novo Android se chama Pie

Totalmente de surpresa, a versão final do novo sistema Android P foi oficializada. Conheça as últimas novidades do Android 9 Pie ou, simplesmente, Android Pie

0
31

Google apresentou ontem  (06), de surpresa, a versão final do novo sistema Android. Disponível primeiro para a linha de smartphones Google Pixel, ela também tem finalmente um nome: Android 9 Pie ou, simplesmente, Android Pie.

Grande parte da interface do sistema foi reformulada de acordo com as diretrizes atualizadas do material design” – conjunto de premissas de design e criação de interfaces – significando que ele está cada vez mais em linha com práticas minimalistas e informações sem excesso pregadas pelo próprio Google. Confira as principais mudanças:

 

Alterações de Design

Algumas das principais mudanças incluem novidades para o painel de notificações, agora um pouco mais clean, e uma grande alteração na área dedicada aos aplicativos recentes (eles agora se movimentam horizontalmente). A área de atalhos para as configurações rápidas também sofreu mudanças.

Navegação por Gestos

O novo sistema de navegação por gestos, já havia aparecido em dispositivos diferentes, com adaptações e ajustes de outras fabricantes.

Fica claro que a Apple aqui dita novamente tendência, afinal o sistema é bastante semelhante ao utilizado no iPhone X.

Agora, existe de maneira nativa suporte para dispositivos que utilizam as telas com o “notch”, o famoso, polêmico e controverso entalhe no topo da tela.

Inteligência Artificial

As versões disponíveis antes de hoje, em fase BETA, já indicavam que a inteligência artificial, seria destaque na versão 9 do Android.

E a inteligência artificial está presente em diversas partes do sistema, como nas novas funções de gestão de bateria, que limitam o uso de aplicativos não usados com frequência; e na função de brilho adaptável, que ajusta a luminosidade da tela de acordo com o ambiente e preferências do usuário.

 

A ideia de “aprender com o usuário”, cada vez mais presente nos dispositivos, garante que o mesmo dispositivo funcione de forma diferente, se adaptando a quem o usa.

Bem Estar Digital

Junto com a liberação da versão final do Android 9 Pie, o Google inicia inscrições para uma nova versão beta do sistema, que dará acesso aos novos recursos que a empresa chama de “Digital Wellbeing” (bem estar digital, em tradução livre).

A proposta aqui é ajudar o usuário a consultar menos o smartphone e evitar o constante assédio de notificações de apps e serviços, sem que perca as informações que mais precisa.

Na página oficial do Google sobre o Android 9 Pie existe uma frase que define bem para que a nova função/ferramenta servirá:

“Great technology should help, not distract”

Em tradução livre, o conceito significa “Grandes tecnologias devem ajudar, não distrair”.  Com essa proposta, recursos introduzidos no painel de controle permitirão determinar timers de bloqueio de aplicativos.

Além disso, outro recurso denominado “wind down”, reduzirá a saturação da tela à noite, desestimulando o uso do smartphone.

Beta Aberto para o Digital Wellbeing (como participar)

Após instalar o Android 9 Pie, você pode acessar esta página de inscrição. Lembrando, é necessário possuir um smartphone da linha Pixel para participar.

Slices

Outra função interessante que chega com o Android Pie são os “Slices” (pedaços, em tradução livre).  Ainda em fase de finalização, esse recurso permitirá que apps e o próprio sistema obtenham informações e serviços de aplicativos instalados, sem que você precise acessá-los diretamente. As buscas entregam ao usuário “pedaços” da informação buscada, extraídos dos apps, agilizando pesquisas e obtenções de respostas.

 

Vimos esse exemplo nos resultados de preenchimento automático do Google, mas isso provavelmente será uma forma dos aplicativos fornecem uma interface do usuário incorporada ao Google Assistent.

Meu dispositivo irá receber o Android 9 Pie?

Se você possui dispositivos da linha Pixel, você já pode atualizar seu dispositivo agora.

Essential Phone também pode ser atualizado, tornando o dispositivo o primeiro smartphone a receber o Android 9 Pie fora da linha Pixel

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFifa 19 vem com novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here