Teste psicológico online expõe dados de 3 milhões de usuários do Facebook

0
32

Um novo teste online de traços de personalidade compartilhado através do Facebook coletou dados de mais de 3 milhões de usuários da rede social e os divulgou aparentemente sem nenhuma cautela. Segundo um estudo feito pelo site New Scientist, o teste conhecido como myPersonality teve cerca de 6 milhões de participantes e, destes, aproximadamente a metade concordou em compartilhar duas informações pessoais de forma anônima com pesquisadores.

A equipe responsável pelo myPersonality permite que qualquer pesquisador que concorde em utilizar as informações de forma anônima tenham acesso aos dados após se inscrever.

Além das respostas que os usuários forneceram ao teste, informações como idade, gênero e status de relacionamento foram compartilhados. Dentre os 3 milhões de usuários que tiveram seus dados expostos, 150 mil também tiveram atualizações de status divulgadas. Embora os dados não contenham os nomes das pessoas, segundo o site New Scientist, que teve acesso ao vazamento, é possível chegar à identidade analisando as informações disponíveis.

O caso guarda bastante semelhança com o caso da Cambridge Analytica, quando o psicólogo Aleksandr Kogan desenvolveu o teste thisisyourdigitallife, usado pela empresa de dados para coletar os dados de mais de 87 milhões de usuários do Facebook, incluindo o próprio Mark Zuckerberg. Segundo o relatório apresentado pelo New Scientist, o psicólogo Aleksandr Kogan esteve envolvido com o desenvolvimento do teste myPersonality até meados de 2014. Segundo a Universidade de Cambridge, o myPersonality teve início antes que Kogan ingressasse na instituição, e o teste não passou na avaliação do comitê de ética.

Como parte da investigação em andamento, o Facebook disse, na manhã dessa segunda-feira (14) que havia suspendido o teste. Com mais de 200 aplicativos suspensos após revisão, o myPersonality estava na fila para ser averiguado pela equipe da rede social.

Fonte: The Verge

Deixar uma resposta